21 de julho de 2016

Por que assistir Stranger Things?

Quem não sabe ou não teve tempo de ver ainda, acho que ler esse post vai ser um bom guia e um bom incentivo pra começar.




A série estreou na última sexa-feira, 15 de julho na Netflix, e foi um sucesso enorme pelas referências usadas, pela ambientação nostálgica dos anos 80/90, a fotografia maravilhosa, o plus de crianças fofinhas com um mistério sobrenatural que vai sendo resolvido ao decorrer da série, o apelo psicológico dos personagens e a história muito bem fundamentada. 



A história se passa na cidade fictícia de Hawkins, no Estado de Indiana, nos EUA. Uma pequena área suburbana de classe média norte-americana, cenário tradicional de mistérios da série “Além da Imaginação” e “Twin Peaks”.



Uma das características que constroem a história, é seu principal mistério, inspirado na conspiração. Sobre uma das mais evidentes teorias da conspiração do mundo. O Projeto MK ULTRA, que foi comprovado e conduzido pela CIA nos anos 50.



O projeto se baseava em uma série de experimentos ilegais e consequentemente secretos, que tinham como principal objetivo influenciar o controle da mente, além de extrair informações, com uso de drogas psicodélicas, como LSD. 



O MK ULTRA, uma conspiração ultrassecreta do goverto, afeta a vida de cidadão comuns que não tinham ideia nenhuma de que eram cobaias. Essa é provavelmente, uma das maiores teorias da conspiração atuais.



Esse mesmo conceito deu origem a muitas séries, filmes e livros. Como: "Arquivo X",  "Lost". E também, muito bem abordada em Stranger Things.





A temporada termina bem "redondinha", mas deixa muitas perguntas em mente, inclusive, aproveitei a extração dos meus sisos pra assistir duas vezes e ficar livre das dúvidas que ficaram no ar, mas  acredito que sejam sanadas nas próximas temporadas que já estou esperando com o coração na mão. 



Li algumas resenhas sobre a série e a coisa que mais existe em comum é que ela é considerada uma "colcha de retalhos" porque mistura elementos que fizeram muito sucesso entre os anos 80 e 90, que fizeram parte da geração dos meus pais e a minha infância, por consequência. O que, pra quem acompanhou ou é aficionado pelo cinema/literatura da época, é incrível ver algo recente fazer tanta referência e construir algo tão original a partir disso.



As duas principais referências que notei e quase morri de amor, porque são meus favoritos, são as obras de Steven Spielberg e Stephen King. Pra quem já viu alguma, vai entender, com certeza. O apelo psicológico da mãe que nunca desiste do filho à ponto de parecer maluca pra sociedade toda. (Winona Ryder rainha demais), o sobrenatural da Eleven me deixou com um pé muito grande na Iluminação do Dan Torrance em "O Iluminado", o vilão, o estado sendo um "inimigo", mundos paralelos distorcidos. Tem também muitos elementos de "It" do Stephen King.



O mais legal de tudo, pra mim, foi a fundamentação e a lógica que conseguiram usar pra desenvolver um sobrenatural muito coerente. Isso me atrai muito, não é aquela coisa que você vê e pensa "fucking impossível"



Em resumo: é uma mistura de X-files, com crianças fofinhas, Winona Ryder revivendo a atriz maravilhosa que ela sempre foi, um milhão de referências épicas que te pegam de surpresa aos poucos, mudança de perspectiva em relação aos personagens de maneira surpreendente e um episódio final de esquentar o coração de qualquer um.


PRA QUEM JÁ VIU ou pra quem quer ver, mas se ler não vai entender direito:


Aí eu estava aqui navegando nas interwebs e encontrei uma matéria com 17 referências que podem ser super notadas. Vou colocar o link no final do post, mas as que mais me chamaram atenção:

 Alien, o 8º Passageiro: eu passei 90% do seriado falando que o "monstro" era igual o Alien.
Poltergeist –  O Fenômeno: em uma parte em específico que é IDÊNTICA, que é uma parte que a irmã do Mike e da Nancy que é idêntica à mocinha de Poltergeist é atraída pela luz.
E.T. – O Extraterrestre: essa com certeza, é a uma das maiores referências. Mike fazendo amizade com a Eleven.
Viagens Alucinante: elevação do potencial psíquico com água.
Clube dos Cinco: o pessoalzinho da Nancy.
Os Goonies: SE VOCÊ NÃO PERCEBEU, SAIA DO MEU SITE.


TRAILER:


Outra melhor parte, de todas as partes. A trilha sonora:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oh, no! © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.