26 de junho de 2016

VOCÊ ACREDITA EM VIAGEM NO TEMPO? (mini-lista)

Uma mini-lista de filmes sobre viagem no tempo que provavelmente a maioria das pessoas já viu, mas é sempre bom ter uma nova perspectiva do que já viveu. Então, ver novamente não é uma perda de tempo.



A viagem no tempo é uma das coisas que mais me atraem dentro desse tema de ficção científica, porque as vezes me parece muito viável que um dia seja possível e existem tantas teorias sobre. Sempre existem histórias que te deixam pensando: "e se eu tivesse feito diferente, o que mudaria agora?" esses filmes basicamente ilustram essa pergunta e muitas vezes nos confortam em pensar que não podemos voltar ou avançar no tempo pra consertar ou fazer as bobagens. 

E algumas interpretações de viagem no tempo sugerem a possibilidade de viajar através de realidades que coexistem (paradoxo temporal), não só voltar ou avançar no tempo. Porque teoricamente, você mudar um mínimo acontecimento, já pode influenciar toda uma realidade já fixada, alterando-a. Então, o que estou fazendo aqui, pode ser que em uma realidade paralela eu não esteja.

"paradoxo temporal é um fenômeno derivado das viagens no tempo para o passado. Quando o viajante do tempo vai para o passado, sua presença perturbadora, na maioria das vezes, gera resultados logicamente impossíveis, ou seja, um paradoxo.
Um clássico exemplo é o paradoxo da causa e efeito: se o viajante altera algum evento passado com o objetivo de mudar o futuro, assim que o fizesse deixaria de existir o motivo original e consequentemente a própria viagem. O motivo da viagem é a sua causa, se ele desaparecer, a viagem, que é seu efeito, também desaparece. Os autores de ficção buscam resolver os paradoxos admitindo a coexistência de universos paralelos possibilitando que as alterações nos fatos passados possam gerar futuros alternativos."

Questão de Tempo (2013)
Sinopse:
Dirigido por Richard Curtis.
Ao completar 21 anos, Tim (Domhnall Gleeson) é surpreendido com a notícia dada por seu pai (Bill Nighy) de que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Ou seja, todos os homens da família conseguem viajar para o passado, bastando apenas ir para um local escuro e pensar na época e no local para onde deseja ir. Cético a princípio, Tim logo se empolga com o dom ao ver que seu pai não está mentindo. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas.

Os 12 Macacos (1996)
Sinopse:
Dirigido por Terry Gilliam. 
No ano de 2035, James Cole (Bruce Willis) aceita a missão de voltar ao passado para tentar decifrar mistério envolvendo vírus mortal que levou à morte da maior parte da humanidade. Tomado como louco, no passado, ele tenta provar sua sanidade a uma médica (Madeleine Stowe), sua única esperança de mudar o futuro.

Donnie Darko (2001)
Sinopse:
Dirigido por Richard Kelly.
Donnie (Jake Gyllenhaal) é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão.

O exterminador do Futuro (1985) (filmes que meu pai me obrigou a assistir e só agora vejo o quão bom é)
Sinopse:
Dirigido por James Cameron.
Num futuro próximo, a guerra entre humanos e máquinas foi deflagrada. Com a tecnologia a seu dispor, um plano inusitado é arquitetado pelas máquinas ao enviar para o passado um andróide (Arnold Schwarzenegger) com a missão de matar a mãe (Linda Hamilton) daquele que viria a se transformar num líder e seu pior inimigo. Contudo, os humanos também conseguem enviar um representante (Michael Biehn) para proteger a mulher e tentar garantir o futuro da humanidade.

Planetas dos Macacos (2001)
Sinopse:
Dirigido por Tim Burton.
Após sofrer um acidente na espaçonave em que estava, Leo Davidson (Mark Wahlberg) chega em um planeta estranho e primitivo, onde os humanos migalham por sua subsistência, são caçados e escravizados por primatas tiranos, que formam o poder local. Sem concordar com a opressão imposta à raça humana, Leo logo se torna uma séria ameaça ao status quo local e dá início à uma revolução social no planeta.

Efeito Borboleta (2004)
Sinopse:
Dirigido por Eric Bress e J. Mackye Gruber
Evan (Ashton Kutcher) é um jovem que luta para esquecer fatos de sua infância. Para tanto ele decide realizar uma regressão onde volta também fisicamente ao seu corpo de criança, tendo condições de alterar seu próprio passado. Porém, ao tentar consertar seus antigos problemas ele termina por criar novos, já que toda mudança que realiza gera consequências em seu futuro.

De volta para o Futuro 1,2 e 3 (1985) 
É um clássico e se eu não colocasse ele aqui não teria como falar de filmes sobre viagem no tempo. É um dos meus favoritos no mundo e quem não viu, precisa ver no mínimo três vezes na vida.
Sinopse do primeiro filme, de 1985:
Dirigido por Robert Zemeckis.
Um jovem (Michael J. Fox) aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída por um cientista (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro, forçando-o a servir de cupido entre seus pais.

Agora o bônus. Meu seriado favorito de ficção científica desde que tinha mais ou menos 12 anos.

Doctor Who (1963)
Doctor Who é uma série de ficção científica britânica, produzida e transmitida pela BBC desde 1963. A série mostra as aventuras do Doutor (The Doctor), um Senhor do Tempoalienígena do planeta Gallifrey, que explora o universo em sua máquina do tempo, uma sensível nave espacial conhecida como TARDIS (Time And Relative Dimensions In Space), cuja aparência exterior se assemelha a uma cabine de polícia de Londres de 1963. Juntamente com os seus companheirosO Doutor enfrenta uma variedade de inimigos, enquanto trabalha para salvar as civilizações, ajudar as pessoas comuns e corrigir erros.Embora uma das grandes constantes da série “Doctor Who” seja que ninguém sabe seu nome real.
Tem mais ou menos 26 temporadas e muitos Doctors diferentes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oh, no! © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.