23 de junho de 2016

Diretores de cinema: Wes Anderson

Quero falar sobre tantas coisas aqui que as vezes não tenho noção de por onde começar. Aí me surgem uns  lampejos de idéias quando as vezes reparo em algo no meu meio que preciso mesmo falar sobre. Decidi falar sobre meus diretores de cinema favoritos, aos poucos e sobre todas as minhas coisas favoritas aos poucos também. Pra eu me conhecer e talvez influenciar alguém com isso.

O Wes Anderson é um dos meus cineastas favoritos, vou começar por ele não por ordem de preferência, mas pelo motivo de que lembrei primeiro. Ele é estadunidense, formado em Fillosofia e tem 47 anos segundo a Wikipedia. Começou sua produção de filmes em 1994 com um curta metragem de chamado Bottle Rocket e foi encorajado a continuar.

Seus filmes são sempre dotados de fantasia, muita imaginação e criatividade. Tudo isso se dá pelo fato de ele se dedicar muito à leitura de histórias em quadrinho e histórias clássicas infanto-juvenis da literatura, Anderson toma elas como inspiração quando vai escrever os roteiros.
Um dos pontos mais incríveis, é que ele tem um estilo muito próprio, mas nesse seu estilo próprio, consegue perfeitamente fazer referência aos gênios do cinema. Um exemplo disso é o filme Moonrise Kingdom (meu preferido) ser recheado de referências ao  O Demônio das Onze Horas, de Jean-Luc Godard (INCRÍVEL também).



Os filmes são sempre muito teatrais e com apresentações diferentes do que se vê no convencional. É único e artístico.
Anderson brinca muito com a questão da maturidade também. Em Moonrise Kingdom, as crianças protagonistas são muito mais adultas mentalmente que o resto dos personagens e na maioria dos filmes, percebemos idéias infantis nos personagens, o que adentra muito a criança interior e o quando adultos conseguem agir como crianças em determinadas situações.
Ele tem uma amizade fiel com alguns atores. Como vemos a história de amor entre Tim Burton e Johny Depp, Wes Anderson tem uma história com Bill Murray, Jason Schwartzman e Owen Wilson, sempre estão presentes em algum filme do cineasta.

As escolhas da trilha sonora são muito, mas muito bem feitas. Sempre músicas marcantes e que compõem toda a simetria presente nos filmes.


Agora a melhor parte de todas, além dos enredos envolventes: a simetria nos filmes dele, é maravilhosa, nos trás uma sensação de prazer muito grande e é tudo tão lindo. Ele usa cores que combinam muito umas com as outras e todas as cenas são muito bem elaboradas com uma organização e uma fotografia incrível, casada com o roteiro, a trilha sonora, os personagens e todos sempre os elementos parecem caminhar em perfeita harmonia.



Filmografia:
2013      O Grande Hotel Budapeste       
2012      Moonrise Kingdom       
2009      O Fantástico Sr. Raposo              
2007      Hotel Chevalier (curta-metragem)
2007      Viagem a Darjeeling      
2003      A Vida Marinha com Steve Zissou    
2001      Os Excêntricos Tenenbaums   
1998      Três É Demais
1996      Pura Adrenalina

Meus favoritos são. O Grande Hotel Budapeste, Moonrise Kingdom e Os Excêntricos Tenenbaums.

Os Excêntricos Tenenbaums (2001)


Moonrise Kingdom (2012)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oh, no! © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.