19 de junho de 2016

LEMONADE: a revolução

Lemonade, o novo álbum audiovisual da Beyoncé, não é só sobre discriminação racial, sobre assuntos presentes dentro de uma sociedade em que o preconceito PRECISA ser vencido, não é sobre a suposta traição do marido, Jay-Z. 
É sobre o amor, sobre autoconhecimento e de longe, o álbum  que mais consegue transmitir empatia. Uma das poucas vezes que entendi perfeitamente o sentido da expressão: "walking in your shoes".



Uma grande jornada de autoconhecimento pra ela, incentivo para o meu autoconhecimento e o empoderamento das mulheres negras, que enquanto as mulheres brancas estão lutando por igualdade, as mulheres negras estão em uma luta muito maior que essa. Faz também, referência à relacionamentos abusivos e ao trauma histórico da escravidão.

Beyoncé passou por muitos "escândalos" relacionados à mídia sensacionalista, tendo sua vida exposta, sendo acusada de "embraquecimento", "gravidez falsa" e muitas outras coisas (desde que eu era uma criança) tudo por ser negra e mulher. 

As letras da Bey sempre foram muito pessoais, mas Lemonade foi além até de "Pretty Hurts" (que fala sobre a industria padronizada da beleza e o quanto machuca as mulheres).

Na minha opinião, ela conseguiu lidar com a mídia de uma maneira muito melhor do que qualquer outra pessoa conseguiria. 

Esse álbum surgiu para encarar tudo isso como uma visão política, pra dizer: "Ei, eu vou levantar, eu vou resgatar minha identidade cultural e não, não vou deixar vocês tomarem o mais importante que está em mim pra substituir por algo construído por vocês."

A palavra "Lemonade" é uma referência a um hábito dos escravos norte-americanos, que acreditavam que beber limonada fazia com que a pele deles pudesse se tornar mais clara. Uma crítica Um recurso contra o racismo, contra o preconceito, contra o machismo e a objetificação da mulher.

Ela mesma diz: Meus ancestrais escravizados tomavam limonada achando que isso iria embranquece-los. A mídia me deu limonada, mas não adiantou.”

É muito lindo ver alguém tão influente abordando esse tipo de assunto, tendo a coragem pra se expor e enfrentar tudo isso, gerar coragem em outras mulheres e não só ser um padrão à ser seguido, só mais um "modelo" pra "copiar" o cabelo porque tá na moda.

Pra mim ela se tornou um exemplo de mulher forte que lutou muito pra chegar onde chegou e sou muito grata por esse álbum, a esperança de ver a sociedade mudar ainda não saiu do meu coração, por conta dessas pequenas coisas.

O audiovisual do álbum traz uma história, quase que cronológica de acontecimentos muito profundos que tem ligação com muitas críticas sociais e assuntos pessoais da Beyoncé, que com certeza você vai se identificar de alguma forma.
Não precisa ser negra pra se identificar, não precisa ter tido um relacionamento abusivo com o pai ou namorado. Basta apenas exercitar sua empatia e escutar, analisar e interpretar. É incrível.

Minhas músicas favoritas são 6 Inch, Daddy Lessons e Don't Hurt Yourself.

"She fights for the power, keeping time
She grinds day and night
She grinds from Monday to Friday
Works from Friday to Sunday
She gon' slang
She too smart to crave material things"












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oh, no! © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.