18 de junho de 2016

REDRUM: THE SHINING (sem spoiler)

The Shining


É um clássico, tanto da literatura quanto do cinema, mas vou explicar tudo bem certinho pra quem não conhece e pra quem conhece conhecer minha opinião também.


Sobre o filme:

Stanley Kubrick, diretor de “Laranja Mecânica” e  “Uma Odisséia no Espaço”, dirige O Iluminado: filme baseado no livro clássico escrito por Stephen King, com enredo apaixonante e um terror psicológico de tirar o sono e deixar muitos questionamentos pendentes na mente.

Foi percebido por mim, como uma mistura o sobrenatural com os efeitos causados pelo isolamento no ser humano. O filme todo basicamente é preenchido por suspense e expectativa e não, não decepciona. Embora tenha sido baseado no livro, Stanley fez suas modificações para adaptá-lo ao cinema, o que o fez alvo de muitas críticas e o que também, conserva sua imagem de gênio do cinema.

É a história de Jack Torrance (♥Jack Nicholson♥), sua esposa Wendy (Shelley Duval) e o filho Danny (Danny Lloyd). Com a ambientação familiar, é muito mais do que parece. Jack não é um pai exemplar, mas ama muito a sua família, sofre com o problema com alcoolismo, é um ex-professor sem emprego e escritor. Surge a oportunidade de trabalhar em um Hotel, como zelador, junto com sua família, em um lugar muito isolado durante o inverno, tempo no qual não existem clientes por decorrência da neve que rodeia o local. O famosíssimo Hotel Overlook (que a propósito um dos meus maiores sonhos é passar um tempo em algum lugar muito parecido com o hotel). Em sua entrevista de emprego, o empregador faz questão de expor para Jack que o ultimo zelador contratado, enlouqueceu por decorrência do isolamento e assassinou sua esposa e filhas brutalmente. Mas isso não preocupava Jack, Jack só queria mesmo ficar longe da bebida, passar um tempo com sua família e ter um local calmo para escrever seu livro. Jack causou boa impressão. Pareceu responsável e dedicado à família (mas não comentou que há alguns meses atrás, ao chegar bêbado em casa, machucou gravemente o filho num acesso de raiva).






Aí entra a parte e a pessoa que mais amo em toda essa história, Danny Torrance, o filho. Ele é dotado de um dom, no livro e no filme chamado de Iluminação: telepatia e visão de eventos futuros, passados e contato com espíritos. Em sua primeira visita ao Hotel, Danny conhece Hallorann: o cozinheiro, que apresenta as instalações do Hotel à sua família, Hallorann também é Iluminado e os dois se tornam grandes amigos, porque Danny sempre achou que fosse único no mundo. Danny tem um amigo imaginário, que para os pais é só um amigo imaginário: Tony, que na minha opinião faz parte da personalidade dele, por ser uma criança dotada com esse poder, lidar com as situações sozinho me parece muito complicado. Criar o Tony talvez tenha sido a maneira que Danny encontrou de lidar com essa situação.

Como o Overlook é um hotel enorme, obviamente muitas almas passaram por ali, muita coisa aconteceu. Principalmente no quarto 237, que é onde Hallorann pede de todo o coração que Danny fique longe, mas obviamente o filme não teria graça se Danny ficasse longe do quarto 237. Danny começa a sentir que sua estadia lá não vai ser tranquila, quando vê duas garotas gêmeas observando o (as filhas que o zelador antigo assassinou), além dos vários sonhos horripilantes que ele acaba tendo noite após noite.







Curiosidade: No livro “The Shining” o apartamento onde o filme se desenrolava era o de número 217. Atendendo a um pedido do dono do hotel onde O Iluminado foi filmado, que temia que as pessoas não alugassem o quarto 217 por causa do filme, o número do apartamento foi alterado para 237, inexistente no hotel em que o filme fora rodado. (NOSSA, ACHEI ISSO SUPER NADA A VER PORQUE OBVIO QUE EU IA QUERER FICAR NO QUARTO 217)

Wendy, é a personagem mais *AAAAAAAAAAH*, dá pra ver que ela só quer ser feliz e se esforça muito pela família, também é extremamente apavorada.




Jack começa a sentir na pele o problema o isolamento, ter alucinações e sentir também, o problema da falta da bebida e na minha opinião: ele também é Iluminado. Wendy começa a se apavorar com o comportamento de Danny, diante de toda aquela situação e o quão sensitivo Danny se tornava dentro do Hotel. Jack está sofrendo de alucinações e sérios problemas com isolamento e falta de criatividade pra escrever seu livro.

Aí que os conflitos começam e não vou dar Spoiler do fim.

O filme deixa muitas perguntas, mas muitas, muitas teorias que servem mesmo pra você formular a solução. Amo histórias assim.



Sobre o livro:
Ah, o livro. Como disse anteriormente, o Stanley fez uma grande adaptação do livro pra se encaixar em filme, mas nada supera o livro.

No livro é muito mais abordado a maneira que o Danny vê as coisas, como ele se sente e explica muito profundamente sobre seu dom. Também foca muito na Wendy, que no filme parece só uma mãe escandalosa e preocupada e no livro mostra muito da personalidade dela.

Aborda também a história do Holloran, como ele criou o vínculo tão forte com o Danny, como mostra no filme parece que eles só ficaram amigos e Holloran criou essa intimidade só por causa do de Danny, mas vai além disso.
Sobre Jack, é muito mais profundo e dá pra entender a causa da maneira que ele age e seus distúrbios psicológicos.

E, o melhor de tudo: O FINAL DO LIVRO É >MUITO< DIFERENTE DO FINAL DO FILME. Então, se você viu o filme, experimente ler o livro porque seu coração vai esquentar muito com o final. Eu pelo menos gostei muito.
Essa é minha humilde opinião.

Agora a melhor parte de todas: DOCTOR SLEEP

O livro de Stephen King que é a CONTINUAÇÃO DO THE SHINING. *ai meu coração*
É incrível e eu tenho 20 anos e me encontro apaixonada pelo Dan Torrance, um personagem fictício.

Aborda a vida do Dan e a questão da Iluminação. Como ele conseguiu lidar com isso após o trauma que viveu?

Acaba continuando o legado de seu pai alcoólatra pra abafar os efeitos que seu dom causa em sua mente.

Por que o nome do livro é Doutor Sono?

Em um determinado ponto do livro: os dons de Dan tornam a aparecer e ele usa sua Iluminação como uma ponte, para a morte dos idosos da casa de repouso no qual trabalha. Azzie, o gato que vive na casa, visita o quarto dos idosos que estão prestes a morrer, é neste momento que o Doutor Sono é requisitado: entra no quarto, tem uma boa conversa e ajuda a pessoa a dormir (pra sempre), sem dor e com memórias boas. 
Mas não vou falar muito sobre, pra não dar adiantamentos.

Sinopse:

Mais de trinta anos depois, Stephen King revela a seus leitores o que aconteceu a Danny Torrance, o garoto no centro de O iluminado, depois de sua terrível experiência no Overlook Hotel. Em Doutor Sono, King dá continuidade a essa história, contando a vida de Dan, agora um homem de meia-idade, e Abra Stone, uma menina de 12 anos com um grande poder.Assombrado pelos habitantes do Overlook Hotel, onde passou um ano terrível de sua infância, 
Dan ficou à deriva por décadas, desesperado para se livrar do legado de alcoolismo e violência do pai. Finalmente, ele se instala em uma cidade de New Hampshire, onde encontra abrigo em uma comunidade do Alcoólicos Anônimos que o apoia e um emprego em uma casa de repouso, onde seu poder remanescente da iluminação fornece o conforto final para aqueles que estão morrendo. Ajudado por um gato que prevê a morte dos pacientes, ele se torna o “Doutor Sono”.
Então Dan conhece Abra Stone, uma menina com um dom espetacular, a iluminação mais forte que já se viu. Ela desperta os demônios de seu passado e Dan se vê envolvido em uma batalha pela alma e sobrevivência dela. Uma guerra épica entre o bem e o mal, uma sangrenta e gloriosa história que vai emocionar os milhões de fãs de O Iluminado e satisfazer os leitores deste novo clássico da obra de King.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oh, no! © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.