2 de julho de 2016

DIRETORES DE CINEMA: Hayao Miyazaki

Hayao Miyazaki é um dos mais incríveis e reconhecidos criadores da animação japonesa. E claro que eu iria falar dele antes de fazer alguma análise de alguma de suas animações.

Ele é um senhor de 75 anos, atualmente, que tem muita história pra contar e revolucionou o cinema japonês e muitas vidas por aí. Sua animação mais conhecida é A Viagem de Chihiro, mas existem outras tão boas quanto que valem uma atenção especial também.


A história da vida dele é um marco muito importante em suas criações, levando em consideração que algumas, embora sejam um tanto "que necessitam de imaginação" são autobiográficas, baseadas em acontecimentos marcantes. É incrível essa maneira que ele tem de conseguir ilustrar os sentimentos humanos.

Miyazaki teve uma infância muito difícil, durante a segunda guerra mundial, sua família enfrentou inúmeras dificuldades, nunca parou em uma escola. Quando se formou no ensino médio, sua mãe teve um problema de saúde muito grave, tuberculose e ficou nove anos internada em leito hospitalar. Um dos seus filmes mais conhecidos "Meu Amigo Totoro" é uma homenagem à essa fase difícil que teve de enfrentar. Por incrível que pareça, cursou economia na faculdade e foi lá que teve sua primeira experiência no mundo da fantasia, lá participou de uma oficina de pesquisa sobre literatura infantil.

Seu primeiro trabalho foi em um estúdio de animação chamado Toei, sua principal função era secundária, animava as guias enviadas pelos animadores chefes. Nessa época foi quando começou a produzir suas próprias animações.

Depois de algumas reviravoltas em sua carreira, muitas viagens e aprendizado com curta-metragens e outros elementos. criou o Studio Ghibi, em 1985 com Isao Takahata (Ao contrário de diretores tradicionais de animes, Takahata não desenha e nunca trabalhou como animador antes de se tornar diretor de pleno direito. De acordo com Hayao Miyazaki, "Música e estudo são os seus hobbies".)

Os filmes dirigidos por Miyazaki chamam atenção pela relação direta que ele faz com a humanidade, a natureza e a tecnologia. Pode-se dizer que ele se destaca na multidão por ter ideias tão humanizadas no meio do universo dos animes e que possuem tanta ligação com o emocional do ser humano, tão próximas de uma maneira diferente que você só consegue definir uma descrição depois de assistir ou ler algum. Mesmo relacionando a realidade com a fantasia, aborda os dilemas morais, os conflitos ideológicos e os problemas sócio-psicológicos que aproximam o expectador daquela realidade, criando comparações com a realidade que vivemos por aqui.



Seu primeiro filme de renome foi Princesa Mononoke, que conseguiu arrecadas aproximadamente 158 milhões de dólares, um feito muito marcante em meio aos animes. Após esse sucesso, anunciou sua aposentadoria, mas retornou com A Viagem de Chihiro em 2001, que ganhou o Oscar de melhor animação e muitos prêmios pelo mundo. Em 2004, Miyazaki dirige O Castelo Animado, que foi indicado ao Oscar, mas perdeu para Procurando Nemo. Em 2008, dirigiu Ponyo: uma amizade que veio do mar, que foi indicado no Festival de Veneza na categoria de Melhor Filme. E em 2013, Vidas ao Vento que também foi indicado ao Oscar, mas perdeu para Frozen. (uma pena)

Haya Miyazakié um diretor revolucionário, por muitos motivos além da arte, também pelo conteúdo que aborda.


Um pouco da filmografia do Hayao Miyazaki:

2013      Vidas ao Vento
2008      Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar             
2004      O Castelo Animado
2001      A Viagem de Chihiro     
1997      Princesa Mononoke     
1992      Porco Rosso: O Último Herói Romântico             
1989      O Serviço de Entregas da Kiki
1988      Meu Amigo Totoro
1986      O Castelo no Céu           
1984      Meitantei Holmes - Temporada 1           
1984      Nausicaä do Vale do Vento
1979      O Castelo de Cagliostro


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oh, no! © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.