5 de julho de 2016

Desligar-se um pouco da realidade



Tem dias que a unica saída que vemos é que não há saída. Há muito tempo fiquei imaginando maneiras de dar uma "fugida" dos problemas, mas nunca tinha conseguido encontrar, até agora.
Tenho muitíssima dificuldade de concentração, e sim, eu estudo Direito e tenho problemas em me concentrar, mas não em estudos, me concentrar em coisas que tem potencial de me divertir, sempre tô fazendo umas cinco coisas ao mesmo tempo e não dou muita importância à elas (exceto assistir filmes, me desligo muito do universo vendo filmes, mas só isso), talvez isso seja culpa de toda essa correria da vida. Mas aí, achei uma maneira alternativa de me desconectar, comecei a desenhar.

Desenhar pra mim, tem sido me desligar de tudo por alguns momentos e é incrível, porque consigo externalizar algumas coisas presas no meu coração e me divertir ao mesmo. Coisa que nunca imaginei que fosse possível fazer, porque geralmente sempre passava raiva tentando buscar um padrão de desenho, apagando coisas e agora só deixo a imaginação fluir, não é muito bonito visualmente, mas o impacto interno que me causa é inexplicável.

Acho que esse post não é sobre desenho e sim sobre aprender a se desligar do universo de alguma forma que possa te ajudar. Desenhando é a maneira que consegui, talvez você possa ter outros métodos, como jogar videogame, ler ou assistir um seriado. Mas a minha maneira de me expressar tem sido essa. Viver o tempo todo com a cabeça na realidade machuca muito. 

Uma vez conversei com uma garota que desenha muito bem e disse pra ela que nunca ia conseguir ser tão boa quanto, ela deu risada e disse que não tem a ver com o "ser boa" tem a ver com a dedicação, sua originalidade, praticar e sentimento. Sentimento tenho de sobra o dom é que não tenho, mas vamos tentando.

No meu Pinterest tem uma pasta chamada "ilustration" e lá coloco as ilustrações que me inspiram e sempre pego uma ideia e adapto pra minha realidade.

O primeiro passo de todo é descobrir o traço, com o que você se identifica em desenhar e isso demora, porque até lá, você já tentou de tudo, até se adaptar, eu estou nessa parte ainda, tentando encontrar o meu traço, as vezes sai alguma coisa legal, mas sinto que ainda não encontrei.
Se as pessoas conseguirem notar características comuns em todos seus desenhos, significa que você já encontrou e não percebeu ainda. Só sei até essa parte.

Mas voltando ao assunto de se desligar da realidade. A meditação é uma das coisas mais incríveis pra se desligar um pouco de tudo e pelo menos cinco minutinhos por dia, só se concentrando na própria respiração, pode fazer um bem enorme pra muitas áreas da vida. 

Aí fui em um site pesquisar como começar a meditar, não conseguindo meditar. Porque quando comecei, simplesmente não conseguia parar quieta. Era só o silêncio chegar que minha cabeça começava a pipocar pensamentos desnecessários e aquele monstrinho da ansiedade já começava a me importunar. 

Aqui estão os passinhos pra começar:

Pense no objetivo que deseja alcançar por meio da meditação. As pessoas começam a meditar por uma série de motivos diferentes – seja para melhorar a criatividade, ajudar a visualizar metas, calar a voz interior ou estabelecer uma conexão espiritual. Se o seu único propósito for passar alguns minutos diários sentindo-se presente no corpo, sem preocupar-se com tudo o mais que tem para fazer, isso já é o suficiente para começar. Tente não complicar demais os motivos. O âmago da meditação é o relaxamento e a recusa a ser envolvido pelas ansiedades do dia a dia.

Encontre um lugar sem distrações. Quando estiver iniciando, principalmente, é importante eliminar do ambiente qualquer sensação que possa distraí-lo. Desligue a TV e o rádio, feche as janelas para barrar os ruídos da rua e feche a porta para deixar de ouvir colegas de quarto barulhentos. Se você dividir a casa com amigos ou familiares, pode ser difícil achar um local silencioso onde possa se concentrar na meditação. Fale com as pessoas com quem mora e pergunte a eles se estão dispostos a ficarem quietos durante o tempo em que for meditar. Prometa que vai avisá-los assim que terminar para que possam voltar às atividades normais.
  • Uma vela aromática, um buquê de flores ou um incenso podem dar um toque especial e incrementar a sua experiência na meditação.
  • Diminua ou apague as luzes para se concentrar com mais facilidade.
Escolha um momento quando estiver se sentindo confortável. Quando estiver mais acostumado com a meditação, é possível usá-la para se acalmar quando se sentir ansioso ou sobrecarregado. Pode ser difícil se concentrar no início se você for iniciante até que se encontre em um estado de espírito apropriado. Sendo assim, no início, medite quando já estiver relaxado – talvez assim que acordar ou após o expediente.

Concentre-se na respiração. Este é o propósito principal da meditação. Ao invés de tentar não pensar nas coisas que o irritem diariamente, tenha um foco positivo: a respiração. Ao se concentrar totalmente na inspiração e expiração, você vai ver que todos os outros pensamentos sobre o mundo exterior desaparecem sozinhos, sem que tenha de se preocupar em ignorá-los.
  • Concentre-se na respiração da maneira mais confortável para você. Algumas pessoas gostam de manter o foco no movimento de expansão e contração dos pulmões, enquanto outras preferem pensar no modo como o ar passa pelo nariz.
  • É possível até mesmo focar-se no som da respiração. Basta entrar em um estado de espírito no qual você esteja exclusivamente concentrado em algum aspecto da sua respiração.
Observe a respiração, mas não a analise. (A COISA MAIS DIFÍCIL) O objetivo é estar presente em cada respiração, não descrevê-la. Não se preocupe em se lembrar do que estava sentindo, nem em conseguir explicar a experiência em um momento posterior. Apenas vivencie o presente. Quando ele passar, vivencie a próxima respiração. Evite ocupar sua cabeça com a respiração – apenas tenha esta experiência por meio dos sentidos.

Se a atenção se desviar da respiração, traga-a de volta. Mesmo depois de ganhar bastante experiência com a meditação, você vai descobrir que os pensamentos podem voar. Você começa a pensar no trabalho, nas contas ou nas coisas que precisa resolver depois. Sempre que perceber o mundo exterior se infiltrando, não entre em pânico e tente ignorá-lo. Em vez disso, volte sutilmente o foco para a sensação da respiração no corpo e deixe os pensamentos esvanecerem novamente.
  • Você pode achar mais fácil manter o foco na inspiração do que na expiração. Tenha isso em mente se for assim mesmo. Tente se concentrar principalmente na sensação do ar quando ele sai do seu corpo.
  • Tente contar as respirações se tiver dificuldade em recobrar a atenção.

Não se cobre em excesso. Aceite o fato de que se concentrar é difícil para iniciantes. Não se censure – no começo, todos têm dificuldade com a voz interior que não se cala. Na verdade, alguns dizem que este retorno contínuo ao momento presente é "prática" da meditação. Além do mais, não espere que a prática mude do dia para a noite. A atenção plena leva um tempo para começar a exercer influência. Medite todos os dias por pelo menos alguns minutos, aumentando as sessões sempre que possível.

Afastar-se de todas as formas exteriores é chamado “meditação”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oh, no! © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.